WhatsApp Image 2021-02-12 at 17.25.25 (2
Nossa História
 
 

A República Nossa Senhora D’Abadia é uma obra do Conselho Particular Nossa Senhora D’Abadia, da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Nasceu na década de 1960 como um abrigo para acolher idosas em situação de vulnerabilidade social e com vínculos familiares rompidos ou fragilizados. Inicialmente era localizado na Av. Belém, 1198, no bairro Saudade, região Leste de Belo Horizonte.

 

Devido as condições precárias e por estar numa área de risco, visto que era situado nas proximidades do Córrego da Baleia, o espaço foi desapropriado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em 2002, assim como outras casas e barracões vizinhos.  

 

Para continuar o trabalho de acolhimento às idosas, que não tinham outro local para morar, o Conselho alugou uma casa no bairro Pompéia. A mudança ocorreu no dia 30 de agosto do mesmo ano. Com o valor da indenização e com recursos próprios, o Conselho adquiriu o imóvel que tornou-se uma república e, ao decorrer dos anos, passou por inúmeras reformas e melhorias.

 

Atualmente é composto por um lindo jardim, cuidado pelas próprias moradoras, cozinha, área de serviço, dois banheiros, três quartos, sala de jantar e estar, gruta de orações e sala de serviço social. Com a capacidade para acolher sete idosas, a instituição incentiva a autonomia de suas moradoras, que possuem uma vida ativa e independente, e apoia a construção e o fortalecimento de vínculos delas com a comunidade.

MISSÃO

Amparar idosas em condição de vulnerabilidade social oferecendo moradia, proteção e bem-estar proporcionando sua autonomia e independência e garantindo os seus direitos.

VISÃO

Ser uma instituição na busca da excelência no atendimento e serviços prestados de alta qualidade no que se refere ao trabalho de transformação das idosas acolhidas.

VALORES

> Cuidar das idosas com amor, respeito e profissionalismo;

> Respeito à individualidade de cada idosa.

> Transparência nas relações

> Confiança

> União

> Boa convivência

"

"

"

Parceiros