SSVP

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos que reúne homens, mulheres, jovens, crianças e adolescentes.  Dedicada ao trabalho cristão de caridade, a Sociedade foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé católica de seus membros.

Os jovens estudantes, liderados por Antônio Frederico Ozanam, procuravam, com a criação da “Conferência de Caridade”, criar um espaço onde pudessem fortalecer sua fé contra as ideologias materialistas difundidas naquela época, por meio do serviço aos necessitados. O núcleo inicial foi mais tarde colocado sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, sacerdote e santo francês que dedicou toda a sua vida ao serviço aos mais pobres.

Rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em mais de 150 países. Em seu trabalho caritativo auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários que formam a SSVP em todo o planeta.

No Brasil a instituição mantém creches, lares de idosos, escolas e outros projetos sociais, ao lado da obra principal que é a visita e o contato semanal com milhares de famílias em necessidade, assistidas pelas conferências vicentinas.

O Conselho Particular Nossa Senhora D’Abadia faz parte desta obra e presta assistência social por meio da República Nossa Senhora D’Abadia, que abriga mulheres idosas em situação de vulnerabilidade social, e da Creche Nossa Senhora do Rosário, que oferece atendimento pedagógico-educacional de crianças de 0 a 6 anos, em período integral.

 

Para conhecer o trabalho da SSVP acesse: www.ssvpcmbh.org.br

Diretoria

José Geraldo Chaves – presidente

Jair Alves da Silva – vice-presidente

Valéria Cristina G. de Oliveira - 1ª Secretária

Paulo Francisco de Freitas – 2º Secretaria

Pedro Cordeiro Salgado – 1º Tesoureiro

Jair Silva – 2º Tesoureiro

Conselho Fiscal

José Maria da Silva Tomé

Maria Geral da Cruz

Antônio José Fialho da Silva

Suplentes

Artylia Alves Tolentino Biet

José Barbosa dos Santos

Maria Therezinha de Jesus Francisco

Equipe

Terezinha Arcanjo Pedro – coordenadora voluntária

Luis Pedro – coordenador voluntário

Maíra Carolina Barbosa – assistente social

Ariana Mara Torres Martins – cuidadora de idosas

Parecida Vieira dos Reis – cozinheira